CURRÍCULO   Download

28 anos / Superior Completo
ronald.torres.vieira@gmail.com
http://www.ronaldtorresvieira.com
http://br.linkedin.com/in/ronaldtorresvieira


Analista de Sistemas de Automação com dez anos de atuação em projetos de automação industrial, sendo cinco anos trabalhando em integradora de soluções e cinco anos na Schneider Electric Brasil. Projetos realizados nos setores de Mineração, Siderurgia, Distribuição de Gases e Saneamento. Atuação em empresas como ArcelorMittal, Usiminas, Thyssenkrupp, MMX, AngloFerrous, Linde e Vale, provendo/implantando soluções dos principais fabricantes do mercado, como Schneider, Rockwell, ABB, Siemens, Festo e GE.

Pós-graduado em Ger. de Projetos Industriais (PUC MG).


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Schneider Electric, desde Junho de 2010
Cargo Atual: Analista de Sistemas de Automação Sênior
Dimensionamento de requisitos e funcionalidades de sistemas industriais. Especificação de arquiteturas, ferramentas e filosofias de desenvolvimento. Elaboração de documentação e prestação de suporte técnico a clientes finais. Elaboração de padrões, planejamento, desenvolvimento, implementação e coordenação de projetos.

Tecwise Sistemas de AutomaçãoLtda, Junho de 2005 a Junho de 2010
Ultimo Cargo: Analista de Projetos
Desenvolvimento de projetos de controle e supervisão de processos industriais, englobando coordenação, levantamento de dados, desenvolvimento e Start-Up. Suporte a técnicos e usuários finais. Avaliação e manutenção de aplicações PLC e Supervisorio.


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Pós Graduação em Engenharia e Arquitetura de Software (cursando-2013)

Instituição: Universidade Gama Filho – UGF

Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos Industriais (cursando-2013)
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Graduação em Gestão da Tecnológica da Informação (2011)
Instituição: Universidade do Sul de Santa Catarina– Unisul

Técnico de Eletroeletrônica (2004/2005)
Instituição: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI


HABILIDADES
  1. Process Automation 
  2. Schneider UnityPro 
  3. Schneider VijeoCitect 
  4. Schneider VijeoDesigner 
  5. Schneider MonitorPro
  6. Schneider UAG 
  7. Schneider PlantStruxure 
  8. Elipse Scada 
  9. Elipse E3
  10. FactoryLink 
  11. Rockwell RsLogix 
  12. Siemens Step5 
  13. Ethernet 
  14. EtherNet/IPITIL 
  15. Modbus RTU
  16. Modbus TCP 
  17. Profibus DP/PA 
  18. Windows Server 2003/2008 
  19. SQL Server 2000/2008
  20. VB.Net 
  21. C#.Net 
  22. UML 
  23. EEMUA191
  24.  
  25. IEC61131 
  26. IEC61158 
  27.  
  28. IEC61850 
  29. ISA S88 
  30.  


CERTIFICAÇÕES

-
Project Management Institute: Project Management Professional - PMP (2013)
- Microsoft Certified IT Professional: Administração SharePoint 2010 (2012)

- Schneider Energy Management Professional (2012)
- Schneider PlantStruxure Certified Enginner(2011)
- Microsoft Certified Professional: Administração e Manutenção do Ambiente Microsoft Windows Server 2003(2009)


PROJETOS

Vale, Belo Horizonte – MG (Novembro/2011 – Atual)

(Empresa de grande porte do ramo de mineração)
Planejamento, projeto básico/detalhado, desenvolvimento e implementação do sistema de automação da nova usina de beneficiamento de minério Vargem Grande Itabiritos-Vale. Sistemas envolvidos: sistema de controle de processo (Schneider UnityPro), sistema de supervisão de processo (Schneider VijeoCitect), sistema de supervisão elétrica (Schneider PowerScada),sistema servidor OPC (Schneider OFS), sistema de gestão de produção (Schneider Ampla), PIMS (Osi Soft PI), sistema de gerenciamento energético (Schneider IonEnterprise), sistema de gerenciamento de ativos de rede (Schneider ConneXview), sistema de gerenciamento de ativos de instrumentação (E+H FieldCare), sistema de gerenciamento de mudanças dos aplicativos de automação (MDT AutoSave), sistema de otimização de malhas (CPM Taiji), sistema de gerenciamento de alarmes (MatrikonAlarmManager), sistema de gerenciamento de ativos de TI (Microsoft ConfigurationManager), sistema de gerenciamento de backup (Microsoft DataProtection). Fornecimentos: CCMs por completo, painéis de PLC (Schneider Quantum) e remotas (Schneider Advantys Ethernet e Profibus), equipamento e softwares da rede TA, equipamentos e softwares de TI. Responsabilidades: Suporte técnico para equipe de desenvolvimento dos aplicativos de controle e supervisão (padrão de programação, filosofia de desenvolvimento e modelagem do processo, ferramentas). Projeto básico/detalhado, desenvolvimento, implementaçãodo sistema de gerenciamento de energia.

Usiminas, Ipatinga – MG (Junho/2011 – Fevereiro/2013)
(Empresa de grande porte do ramo siderúrgico)
Projeto de substituição de hardware e migração de software aplicativo das CPUs Hitachi (1978)do sistema de controle do Laminador de Encruamento HCM. Sistemas: sistema de controle de processo (Schneider UnityPro), sistema de supervisão de processo (Schneider VijeoCitect), sistema de interface do nível coorporativo Usiminas com o sistema de controle (desenvolvimento Schneider, VB.Net). Fornecimentos: painéis de PLC (Schneider Premium) e remotas (Schneider Advantys Ethernet), serviço de migração elétrica, serviço de instalação/implantação da rede Profibus DP/PA da instrumentação de campo. Responsabilidades: Levantamento de campo e coordenação inicial, EAP, cronograma inicial. Projeto básico/detalhado da migração elétrica do sistema existente. Coordenação/apoio técnico da empresa contratada para migração elétrica. Suporte técnico para equipe de desenvolvimento dos aplicativos de controle e supervisão (padrão de programação, filosofia de desenvolvimento e modelagem do processo, ferramentas). Comissionamento, start-up e operação assistida.

Vale, São Luiz – MA (Abril/2011 – Maio/2011)
(Empresa de grande porte do ramo de mineração)
Projeto de desenvolvimento e comissionamento do sistema de controle de exaustão do Impregnador de motores da oficina mecânica de locomotivas da Vale em São Luis do Maranhão - MA.Sistemas: sistema de controle (Schneider UnityPro), sistema IHM (Schneider VijeoDesigner). Fornecimentos: painéis de PLC (Schneider M340) e remotas (Schneider Advantys Ethernet), inversores de freqüência Altivar 61, serviço de montagem de infraestrutura. Responsabilidades: Desenvolvimento, comissionamento e start-up do sistema de controle e supervisão. Parametrização e configuração dos inversores Altivar 61.

Vale,Mangaratiba – RJ (Junho/2010 – Março/2011)
(Empresa de grande porte do ramo de mineração)
Projeto de substituição de hardware e migração de software aplicativo do PLC TSX87do sistema de controle da Descarga, no Terminal Marítimo da Ilha deGuaíba da VALE. Sistemas: sistema de controle (Schneider UnityPro). Fornecimentos: painéis de PLC (Schneider M340) e remotas (Schneider Advantys Ethernet), serviço de migração do sistema elétrico existente. Responsabilidades: Coordenação técnica do projeto. Desenvolvimento do projeto de migração elétrica, desenvolvimento do aplicativo de controle. Comissionamento, start-up e operação assistida.

Thyssenkrupp CSA, Santa Cruz – RJ (Maio/2010 – Junho/2010)
(Empresa de grande porte do ramo de siderurgia)
Desenvolvimento e comissionamento do sistema de controle das bombas do reservatório de esgoto da planta de Santa Cruz - RJ. Sistemas: sistema de controle (proprietário), sistema de supervisão (Elipse Scada). Fornecimentos: hardware e serviço de configuração e comissionamento da arquitetura wireless para comunicação entre controladores e sistema de supervisão (Modem GSM Elpro 605M-D1 e router 605M-R1). Responsabilidades: Configuração e parametrização do Modem e Router GSM Elpro. Desenvolvimento do sistema de supervisão. Comissionamento, start-up e operação assistida.

ArcelorMittal, Timoteo – MG (Fevereiro/2010 – Abril/2010)
(Empresa de grande porte do ramo de siderurgiadeaços planos inoxidáveis, elétricos e carbonos especiais)
Migração do aplicativo de controle do sistema de ar comprimido das centrais 01 e 02 da plataforma RockwellMicroLogix 1500 para RockwellCompactLogix LE32.Sistemas: sistema de controle (RockwellRSLogix 500/5000). Fornecimentos: PLC RockwellCompactLogix LE32. Responsabilidades: Migração/desenvolvimento do aplicativo existe para o novo PLC/software (RSLogix5000). Implementação da comunicação e controle dos Compressores AtlasCopco através do protocolo Ethernet/IP. Comissionamento, start-up e operação assistida. Desenvolvimento e comissionamento do sistema de bombeamento da água de recirculação do RB2 e RC2.Sistemas: sistema de controle RB2 (PLC WEG TPW03-40HR-A), sistema de controle RC2 (RockwellRSLogix 500), sistema de supervisão (Elipse E3). Fornecimentos: PLC WEG TPW03-40HR-A. Responsabilidades: Desenvolvimento do aplicativo de controle do sistema RB2 e RC2. Desenvolvimento dos sinóticos de controle no sistema de supervisão existente. Comissionamento, start-up e operação assistida.

Desenvolvimento e comissionamento do sistema de analise e amostragem de gás do alto forno. Sistemas: sistema de controle (RockwellRSLogix 500). Fornecimentos: serviço de desenvolvimento. Responsabilidades: Desenvolvimento do aplicativo de controle no PLC Rockwell família SLC5/02 existente. Comissionamento, start-up e operação assistida.

ArcelorMittal, Timoteo – MG (Outubro/2009 – Fevereiro/2010)
(Empresa de grande porte do ramo de siderurgia de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbonos especiais)
Adequação do aplicativo de controle do sistema de adição de ligas do convertedor AOD-L. Controlador Lógico Programável Ge Fanuc família 90/30. Sistemas: sistema de controle (GE FanucVersaPro / PLC família 90/30). Fornecimentos: serviço de desenvolvimento. Responsabilidades: Coordenação técnica do projeto. Adequação/desenvolvimento das rotinas automáticas de adição de ligas no convertedor de acordo com receitas provindas no Nível 2. Comissionamento, start-up e operação assistida.

Vale, Mangaratiba – RJ(Agosto/2009 – Outubro/2009)
(Empresa de grande porte do ramo de mineração)
Apoio projeto de revitalização dos ativos de automação do Terminal da Ilha de Guaíba. Sistemas: sistema de controle (Schneider PL7), sistema de supervisão (WonderwareIntouch/Factory Link), sistema de gerenciamento de mudanças de aplicativos (MDT AutoSave). Fornecimentos: serviço de revitalização dos ativos. Responsabilidades: levantamento de campo, engenharia de revitalização dos sinais de campo, adequação/desenvolvimento do aplicativo de controle.

Anglo FerrousBrazil, Pedra Branca do Amapari – AP(Fevereiro/2009 – Junho/2009)
(Empresa de grande porte do ramo de mineração)
Desenvolvimento e comissionamento do sistema de controle e supervisão das maquinas de pátio de fabricação ISOMONTE (Empilhadeira e Retomadora tipo ponte). Sistemas: sistema de controle (Schneider UnityPro), sistema IHM (Schneider VijeoDesigner), sistema de supervisão (Schneider MonitorPro). Fornecimentos: painéis de PLC (Schneider Premium) e remotas (Schneider Advantys Ethernet), IHM (Schneider Magelis). Responsabilidades: Coordenação técnica do projeto. Desenvolvimento do aplicativo de controle e de supervisão da empilhadeira. Apoio/suporte técnico para equipe de desenvolvimento da retomadora. Configuração/parametrização dos inversores RockwellPowerFlex 70/700. Comissionamento, start-up e operação assistida.

MMX, Pedra Branca do Amapari – AP(Março/2007 - Dezembro/2008)
(Empresa de grande porte do ramo de mineração)
Desenvolvimento e comissionamento do sistema de controle e supervisão do processo de beneficiamento de minério de ferro da Mina 66 - Amapá. Sistemas: sistema de controle (Schneider UnityPro), sistema IHM (Schneider VijeoCitect), sistema de supervisão (Schneider MonitorPro), sistema servidor OPC (Schneider OFS), banco de dados (Microsoft SQL Server 2000), sistema de banco de dados único (Schneider Uag). Fornecimento: painéis de PLC (Schneider Premium) e remotas (Schneider Advantys Ethernet), IHM (Schneider Magelis), relés inteligentes de baixa (Schneider Tesys T), multiplexadores HART (Schneider HART I/O), arquitetura de TI. Responsabilidades: Coordenação técnica da equipe de desenvolvimento. Coordenação/Desenvolvimento do sistema de controle e supervisão utilizando o sistema de banco de dados único UAG. Desenvolvimento do aplicativo de gerenciamento de ativos de instrumentação através dos protocolos Hart/Opc. Implementação do ambiente de TI (servidores, estações, domínio, dfs, banco de dados, rede). Comissionamento dos equipamentos de medição de média tensão GE (EMP200, MIF, MIV) e relé inteligente 369 através da rede Modbus RTU. Comissionamento dos equipamentos de baixa (Schneider Tesys T) e inversores (RockwellPowerFlex 40/70/700) através da rede Profibus DP. Comissionamento, start-up e operação assistida.

Usiminas, Ipatinga- MG (Fevereiro/2006 - Fevereiro/2007)
(Empresa de grande porte do ramo siderúrgico)
Desenvolvimento e comissionamento do automatismo da linha de rebobinamento a frio RB3. Sistemas: sistema de controle (Schneider UnityPro), sistema de supervisão (Schneider MonitorPro), sistema de banco de dados único (Schneider UAG). Fornecimento: painéis de PLC (Schneider Premium) e remotas (Schneider Advantys Ethernet), IHM (Schneider Magelis). Responsabilidades: Levantamento de campo, engenharia e desenvolvimento do aplicativo de controle. Suporte/acompanhamento da empresa contratada para o desenvolvimento do sistema de supervisão. Comissionamento, start-up e operação assistida.

AGA, Timóteo - MG (Dezembro/2005 - Fevereiro/2006)
(Empresa de médio porte no ramo de distribuição de gases industriais)
Desenvolvimento e comissionamento do sistema de contingência dosSDCDs do processo. Sistemas: sistema de controle (RockwellRSLogix 500), sistema de supervisão (GE Ifix). Fornecimento: serviço de desenvolvimento. Responsabilidades: Desenvolvimento do aplicativo de supervisão. Apoio no desenvolvimento do aplicativo PLC. Comissionamento, start-up e operação assistida.

Belgo Mineira, Monlevade- MG (Junho/2005 - Dezembro/2005)
(Empresa de grande porte do ramo siderúrgico)
Desenvolvimento e comissionamento do automatismo da linha de esmelhiramento de tarugo. Sistemas: sistema de controle (ABB). Fornecimentos: painel de PLC (ABB 07KT97). Responsabilidades: Estudo e análise dos desenhos elétricos da esmelhiradeira de tarugos.Migração/otimização da lógica de relé para controle do PLC de família 07 KT 97 (ABB).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Nível básico/intermediário de inglês
Carteira de habilitação categorias A e B
Disponibilidade de mudança de estado